Cada vez mais os utilizadores têm a sua informação e dados armazenados nos vários serviços online disponíveis para o efeito. É natural que isso aconteça pois as vantagens são óbvias, principalmente a facilidade de aceder a esses dados em qualquer local onde exista um computador e ligação à Internet. Mas será que podemos confiar os nossos dados somente a esses serviços, sem que exista uma cópia dos mesmos noutro local? Na minha opinião a resposta é não.
Como exemplo vou fazer referência ao que aconteceu ontem com o serviço de bookmarks disponibilizado pelo Ma.gnolia .
Segundo uma mensagem colocada no site ocorreram problemas nas storages onde estão guardados os dados dos utilizadores, o que provocou corrupção e perda de dados cuja extensão ainda está por apurar. Aqui podia-se pensar: isso não é problema, de certeza que eles têm backups. Os backups existem mas pelos vistos também não escaparam aos problemas.
A mensagem colocada no site Ma.gnolia é a seguinte:
"Dear Ma.gnolia Community Members or Visitor,
Early on the West-coast morning of Friday, January 30th, Ma.gnolia experienced every web service's worst nightmare: data corruption and loss. For Ma.gnolia, this means that the service is offline and members' bookmarks are unavailable, both through the website itself and the API. As I evaluate recovery options, I can't provide a certain timeline or prognosis as to to when or to what degree Ma.gnolia or your bookmarks will return; only that this process will take days, not hours."
Neste momento o serviço está indisponível não se sabendo ainda quantos utilizadores vão ser afectados com perda da informação que lá tinham. Mesmo que os dados sejam recuperados os utilizadores estão, neste momento, impossibilitados de aceder aos mesmos por tempo indeterminado. Neste caso até pode não ser algo muito crítico dado que o serviço serve apenas para armazenamento de links, mas isto é só um exemplo do que pode acontecer ao se confiar exclusivamente num serviço online.
Confesso que me faz alguma confusão existirem problemas também nos backups mas o que é certo é que pelos vistos isso aconteceu, independentemente de ter sido falha de hardware ou até mesmo humana quem ficou sem os dados foram os utilizadores que confiaram no serviço.