O último rumor é que a próxima novidade da empresa de Steve Jobs será o lançamento de um portátil, um MacBook, ao qual foi retirado o disco rígido e substituído por uma memória flash, ao estilo dos iPod Nano.
A confirmar-se, isso significaria um equipamento muito mais leve, pequeno e estilizado do que os tradicionais portáteis da Apple.
É certo que os MacBooks com memória flash podem dar um novo sentido à ideia de usar o portátil em viagem, deixando esta de ser sinónimo de dor de costas.
O maior impedimento é o seu custo, que se estima seja sete ou oito vezes mais elevado do que o dos discos duros.
Se o preço destes componentes descer, é de prever que se tornem mais utilizados pela indústria, já que permitem processar dados mais rapidamente e um menor consumo energético.
De acordo com as informações que circulam, mas carecem de confirmação oficial, o MacBook flash deve chegar ao mercado já na segunda metade de 2007.
Se tal vier a acontecer este não será o primeiro computador do género já que a Samsung lançou, há alguns meses, no mercado um modelo semelhante (com memória flash de 32 GB).
De recordar que, em 2005, a empresa de Cupertino adoptou chips de memória para fabricar o iPod Nano, o que lhe permitiu criar um dispositivo muito mais "portátil" e reduzir em cerca de 80 por cento o tamanho do leitor.
Esta tecnologia parece ser cada vez mais uma tendência, agora que se prevê que a Apple deixe de instalar discos nos seus leitores.
Fonte: Ciberia