Blog Pessoal sobre Informática, Internet, Jogos e afins…
publicado por heldertsantos | Segunda-feira, 19 Março , 2007, 14:03
Um estudo publicado nos Estados Unidos refere que a perda de dados ocorre mais por erros administrativos do que em função de acções externas.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington revela que a maior parte dos casos de perda ou exposição indevida de dados confidenciais ocorre em função de erros de gestão informática e não em função de ataques externos, como acções crackers.

A Universidade analisou 550 casos de perda de dados ocorridos nos Estados Unidos entre os anos de 1980 e 2006. Em 61% dos casos analisados, os problemas ocorreram em função de falha humana, sistemas de protecção insuficientes, discos de backup perdidos ou outros erros administrativos.

Em 30% dos casos, no entanto, a exposição de dados deveu-se à acção premeditada de crackers, que tiveram sucesso em invadir sistemas supostamente seguros e copiar dados confidenciais.

A pesquisa revelou ainda que na maior parte dos casos as empresas tendem a cobrir erros internos e preferem culpar agentes externos pela perda de dados.

O estudo sugere que as empresas invistam mais recursos no treino e desenvolvimento de procedimentos mais rigorosos para o controlo e protecção de informações confidenciais. Para os investigadores, o treino adequado é mais eficaz que investir em novas aplicações de segurança. Em 9% dos casos, não foi possível determinar o motivo da perda de dados.

Fonte: Exame Informática

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Março 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

17

21
24

25
29


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds