Blog Pessoal sobre Informática, Internet, Jogos e afins…
publicado por heldertsantos | Quinta-feira, 09 Agosto , 2007, 08:55
A minha prima ontem foi buscar um portátil HP que tinha ido para reparar à Fnac do Gaia Shopping. A placa de rede wireless tinha deixado de funcionar, apesar de ser detectada e estar instalada correctamente. O portátil foi para a HP e ontem telefonaram da Fnac para o levantar. Ela chegou a casa e de facto já tinha a rede wireless a funcionar mas o portátil agora vinha com outro problema, o painel superior onde acendem umas luzes azuis e que permite controlar algumas coisas do pc, tipo o som, play, etc deixou de ter vida, não acendia as luzes nem reagia às tentativas de fazer alguma coisa por lá.
Este painel é activado mal se liga o pc, antes sequer de o sistema operativo arrancar, inclusive é possível ligar o portátil a partir de lá.
O painel que estou a falar é este que mostro na imagem, por cima da linha vermelha:

Ainda andei pela bios a ver se por acaso tinha lá alguma opção desactiva mas nada feito, toca a ir à Fnac outra vez.
A conversa com o funcionário que estava no balcão do serviço pós-venda foi mais ou menos assim:

Eu: Este portátil veio hoje de reparar mas está com outro problema, agora este painel de atalhos não está a funcionar, nem sequer acende as luzes respectivas.

Funcionário: Reinstale o Windows.

Eu: Como?

Funcionário: Reinstale o Windows para ver se resolve.

Eu: Desculpe lá mas isto não tem nada a ver com o Windows porque este painel fica activo logo que se liga o pc, inclusive é possível ligar o pc a partir daqui, e enquanto o sistema operativo não arrancar ele não tem qualquer controlo sobre isto.

Funcionário: Ah, mas pode ser que resolva, eles até trocaram a placa de rede Wireless e pode estar a afectar alguma coisa.

Eu: A placa de rede Wireless não foi trocada.

Funcionário: Foi, foi trocada sim senhor.

Eu: Desculpe mais uma vez mas não foi, porque eu tenho configurado no router da minha prima o access list por MAC Address, e o portátil quando foi hoje ligado tinha net por wireless, o que significa que não foi trocada a placa de rede wireless pois se assim fosse o MAC Address era diferente e o router não permitia que o pc se ligasse à rede.

Depois disto o funcionário lá se convenceu a abrir um novo pedido de assistência e lá vai o portátil outra vez para a HP.
Se a minha prima tivesse ido lá sozinha vinha embora outra vez e ia fazer backup da informação,reinstalar o windows + programas e o problema ia continuar.
Aos computadores que a Fnac deve vender justificava-se ter à frente do balcão do serviço pós-venda alguém que pelo menos não transmita informações erradas aos clientes.

Anonymous a 9 de Agosto de 2007 às 10:53
Aconselho vivamente enviar o pc directamente à hp, sem passar pela fnac. é que das vezes que tem acontecido qualquer problema, vêm-me buscar o equipamento a casa, trazer e normalmente em poucos dias.

Luis Matos

Helder a 9 de Agosto de 2007 às 11:40
O melhor mesmo é falar directamente com a HP, eles têm serviço On-Site e resolvem o problema com o cliente!
Não é só na FNAC, há muitas casas de informática (tipo hipermercado) que alguns dos seus empregados percebem de tudo menos de informática. E depois, se vai lá uma pessoa que perceba ainda os confronta, se for lá alguém com poucos conhecimentos, são levados na conversa pelo empregado e nem sempre ficam bem servidos... Não percebo como põe pessoas assim à frente de uma loja do género da FNAC, que em princípio com boa reputação no mercado!

Abraços

Mário Martins a 9 de Agosto de 2007 às 13:15
Tens toda a razão, eu bem sei o que é esse tipo de coisas. Aliás, nem tão pouco os meus problemas foram com a loja, mas sim com a própria empresa, a ASUS! O meu portátil foi 3 vezes para a garantia, 3 vezes seguídas, de cada vez que vinha com um problema resolvido, voltava com outro! E os funcionários que atendiam o meu telefonema nem tão pouco sabiam o nome de algumas peças de hardware, ou a minha tentativa geek de explicar o que não estava a funcionar!

Acho que isto não é normal, se eles podem estar a atender pessoas que sabem mais do que eles, algo está errado. A pessoa quer-se informar para resolver o seu problema, sim, quer-se informar, nunca desinformar, que é o que eles fazem!

Abraços

Mário a 9 de Agosto de 2007 às 21:22
Ok, a comparacao nao e' muito justa porque foi nos EUA, mas e' interessante na mesma.

O disco do Macbook da minha namorada pifou numa Sexta 'a noite. Pelo site da Apple marcamos um appointment para Sabado numa loja Apple. Fomos la', trocaram o disco imediatamente e ainda reinstalar o Mac OS X. Pelo sim pelo nao, trocaram tambem a bateria.

Ah, e ainda nos emprestaram um portatil para nos entretermos enquanto o computador formatava.

southafrikanse a 11 de Agosto de 2007 às 12:43
Uma autêntica vergonha...

Os serviços Pós-venda técnicos parecem que sabe que é sempre a mesma coisa: reinstalar o Windows.

Isso é a solução dos que não querem perder tempo e estar ali a ser chateado pelo cliente.

E depois queixam-se da falta de conhecimentos técnicos.

A minha prima arranjou o portátil dela no Staples (curiosamente também é HP) e a webcam não funcionava. Disseram para voltar a instalar o Windows quando o problema daquilo era falta de drivers.

Sinceramente.

Mas gostei dessa resposta que deste sobre o MAC Address, o homem ficou sem palavras! :D

Cuser a 5 de Novembro de 2008 às 20:39
A pessoa quer-se informar para resolver o seu problema, sim, quer-se informar, nunca desinformar, que é o que eles fazem!

Twitter

Agosto 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


pesquisar neste blog